17 de jul de 2010

16/07 Stavsjö a Nyköping - 40km

Minha ideia de parar em Trosa foi por água abaixo quando vi no site do albergue de lá que eles não tinham mais quarto disponível pra hoje. Sendo assim, decidi parar em Nyköping. A viagem começou diferente hoje. Vi um ciclista cuidando de uma ciclista caída com a bike do outro lado da estrada e aí percebi que ela tinha levado um tombo. Eles estavam com roupa de ciclismo e pedalavam juntos. Quando passei do lado deles, ofereci ajuda mas o cara disse que tava tudo ok e me agradeceu. Bom, se tava ok eu não sei, mas vi ele tentando levantar ela e ela não conseguia por causa de uma dor nas costas. Não vi sangue nem nada, mas fiquei tentando entender o que teria acontecido. Os pneus da bike dela estavam cheios, deu pra perceber. A estrada ali é uma reta só, com acostamento bom e largo, sem movimento. Vai ver teve alguma tontura e desmaiou. Sei lá, tem gente que eu sei que prefere pedalar em jejum (o que é uma puta besteira). Bom, fora isso, a viagem foi sossegada. Um pouco antes de chegar, parei num trecho da estrada e pedi uma informação pra um policial rodoviário que estava por ali. Ele me explicou com super boa vontade e tal, perguntou de onde eu era, pra onde ia e tudo o mais. Quando falei que era do Brasil e contei sobre a viagem, ele ficou impressionado e fez um monte de outras perguntas. Gente fina. Vi que ele ficou feliz de poder me ajudar e me desejou boa viagem.

Cheguei em Nyköping, que acho que é a última das cidades com final "köping" depois de Jönköping, Linköping e Norrköping. Do alto da minha ignorância ainda não descobri o que significa esse "köping", ahahahah. Fiquei num albergue aqui bem legal (um casarão antigo, construído em 1779) mas reformado e bem ajeitado. Como cheguei meio cedo aqui, tive tempo de andar tranquilo pelas ruas, fazer compra no supermercado, descansar a tarde e cuidar do corpo pra amanhã. Daqui até Stockholm serão uns 120km e pelo calor e trajeto que eu vou pegar - várias subidas e descidas - vai dar pra suar bastante. Mas como vou ficar uns 4 dias em Stockholm, vou ter tempo de sobra pra descansar antes de começar os últimos 600km da viagem, de Stockholm a Oslo. Hoje meu odômetro marca 2.908km desde o começo da viagem, 65 dias atrás. Falta pouco! =)



Exibir mapa ampliado

4 comentários:

  1. Vc sabe o que é que está plantado nessas laterais da estrada?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal , amanha vou fazer uma trilha nas montanhas aqui de Minas rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Legal! Quase 3K já!

    Também do alto de minha ignorância (e curiosidade), vi que "köping" em sueco significa "cidade" (bah, isso se a porcaria do Google Translate estiver certa rs). E aí pela lógica, imagino que seja algo como "cidade de Ny" , "cidade de Jön" e por aí vai. Sei lá rs! Pegadinha do malandro! Glu glu! Yeah yeah! ;-)

    ResponderExcluir
  4. DRS: Sim, makes sense... Ahahahhahah...

    Paulo: ahahahaha, mas Minas tem um monte de lugar bonito pra pedalar, não?? Pena que no Brasil seja tudo mais complicado pra fazer (conseguir info, segurança, estradas etc). Boa pedalada!! Abs

    ResponderExcluir