4 de jun. de 2010

03/06 Scuol a Landeck - 64km

Tentei acessar a internet logo cedo e consegui uma senha do wi-fi no hotel de Scuol, o suficiente pra tentar um CS perto de Landeck, minha parada hoje. Mas como a busca foi feita muito em cima da hora, não consegui. Saí de Scuol e nos primeiros 25km só peguei retas e descidas, acompanhando o rio o tempo todo. Um pouco depois estava na fronteira com a Áustria e a paisagem começou a mudar um pouco e o tempo melhorou. Na fronteira não existe nenhum tipo de controle nem nada, quase não vi ninguém trabalhando ali (nem nas outras fronteiras que eu passei), mesmo porque os países que fazem parte da comunidade europeia tem as fronteiras abertas entre eles. Assim que passei a fronteira, começou uma descida muito forte e longa e só parei no meio pra tirar uma foto da placa que indicava o local exato da divisa entre os 2 países. No fim da descida havia uma rotatória e encontrei uma tia (outra), mais velha que a que encontrei ontem, também suíça, com um mapa na mão, procurando o caminho pra Landeck como eu. Ela comentou sobre a Innradweg (ciclovia do rio Inn), que vai dali onde a gente tava até Innsbrück (o tempo todo seguindo o rio Inn) e andamos juntos até a entrada dessa ciclovia. A partir dali, o cenário ficou bem legal, o sol apareceu e o tempo esquentou. Fiquei animado porque era o primeiro dia em que eu sentia calor depois de um longo e rigoso inverno. A ciclovia é do mesmo padrão das ciclovias da Suíça, tão bem sinalizadas quanto. Nela encontrei mais viajantes de bike só hoje do que em todos os 21 dias anteriores somados. Não sei se é porque a ciclovia que segue o rio atrai mais ciclista (porque é mais fácil pedalar no plano junto do rio do que nas montanhas nos alpes, lógico) ou porque está começando o verão/férias pro pessoal daqui. Engraçado que a maioria das pessoas é mais velha que eu, vi vários casais de uns 50 ou mais pedalando juntos com as bikes todas carregadas... O pessoal leva a sério mesmo a ideia por aqui, é bem interessante de se ver. Sei lá porquê essa é uma coisa difícil de imaginar que alguém faça no Brasil com a mesma naturalidade que fazem aqui. Claro que a infraestrutura e a segurança ajudam MUITO, mas acho que é uma questão cultural mesmo. Voltando à viagem, segui meu caminho pra Landeck sem grandes problemas, mantendo uma média boa de uns 20km/h. Tinha horas que a ciclovia parecia deserta e às vezes parecia congestionada de tanto cicloturista... Daqui pra frente vai ser bem mais comum, principalmente se eu pegar a Donauradweg (ciclovia que segue o rio Danúbio) e que vai até Budapeste. Ainda não decidi se vou por aí ou vou se descer pela Eslovênia. Cheguei em Landeck antes das 15h e parei pra comer alguma coisa numa lanchonete. Na hora de pagar, descobri que eles não aceitavam franco suíço (que era o que eu tinha em dinheiro vivo) nem cartão de crédito e tive que sacar euros num caixa eletrônico ali perto. Aliás, tanto na Áustria como nos outros países que eu vou passar, só usarei euro. Isso facilita a comparação de preços e controlar o quanto eu tô gastando. O hotel que achei aqui custou 30 euros com café da manhã, num quarto individual com banheiro próprio. Bem mais barato que na Suíça, onde eu tava pagando em média 60 CHF (45 euros aprox.) por um quarto desse tipo. Minha ideia é gastar menos que 30 euros ainda. É que nem sempre a cidade que eu estou tem opções baratas. Em cidades maiores é mais fácil encontrar assim como em cidades pequenas que não sejam turísticas. Por exemplo, em Scuol paguei 55CHF e numa cidadezinha que ficava uns 5km depois de Scuol, vi hoje cedo um hotel bem razoável por 35CHF... É difícil adivinhar onde encontrar essas "ofertas", mas de vez em quando a gente acha. Amanhã sigo pra Innsbruck e vou ver se consigo um CS por lá. A Áustria até agora tem sido equivalente a Suíça mas com 2 vantagens: bem mais barata e com uma só língua.

2 comentários:

  1. Fer: Estamos acompanhando sempre. Tudo muito bonito . Vc deve estar descansando agora. Tres dias de pedaladas ... Bjs.

    ResponderExcluir
  2. estou admirada com a blz dos lugares que vc esta passando e com sua garra e determinaçao, parabens Fer

    ResponderExcluir