Planejei pedalar em média 80km/dia em 45 dos 90 dias totais, o que seria o equivalente a pedalar num dia e descansar no outro durante toda a viagem. Os 80km dentro de um dia também serão cumpridos num ritmo tranquilo de forma que eu possa aproveitar tudo o que tiver pelo caminho. Farei várias pausas para comer, tirar fotos, descansar, etc até chegar ao destino no fim da tarde. A previsão é que eu pedale de 6 a 8 horas por dia (incluindo essas pausas).
Do ponto de vista da capacidade física necessária pra o que eu pretendo fazer, considero que a exigência é de nível médio então me sinto capaz de aguentar sem problemas. Não sou atleta mas também não sou iniciante nas pedaladas. Pedalava bastante dos 16 aos 20 anos mas abandonei a bike por uns 10 anos. Voltei a pedalar regularmente há 1 ano e meio, cheguei a participar de algumas competições de cross-country em categorias amador/estreante e até que me saí bem, considerando que o objetivo era participar pra ganhar condicionamento e não a prova. :-)
Durante esse período veio a ideia da viagem. Como eu já vinha fazendo academia desde o começo de 2009, no início de 2010 acertei com o meu professor de bike indoor (Sandro) pra que ele fizesse uma planilha de treinamento pra mim, visando a viagem. A ideia é que eu fique condicionado para aguentar a viagem sem desconforto, dores, cansaço excessivo e tenha resistência para as situações em que o corpo for mais exigido. Lembrando que, além do peso da própria bike (em torno de uns 14kg), a bagagem passará de 20 kg. O lado bom é que, mesmo que eu vá não estando 100% preparado, essa adaptação com o peso e com as condições da viagem virão naturalmente durante a própria viagem. Aqui, antes de ir, o negócio é me preparar o máximo que puder.

Também não vou levar tanta coisa assim, né?
Ele considerou o tempo que teríamos até lá (4 meses), o tipo de viagem que eu faria (ritmo leve mas de longa duração, além da carga na bike) e propôs inicialmente um treino para reforço muscular, que é meu treino atual desde janeiro. Em março a musculação fica mais puxada e o ritmo e duração da pedaladas vai aumentar bastante também. Ele também me passou várias recomendações quanto a alimentação e suplementos. Os resultados até agora são muito melhores do que eu esperava então recomendo a todos o trabalho dele:
Prof. Sandro Tabosa
sandrotabosa@bol.com.br
(15) 9126-6644
Formado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba. Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício pela FEFISO/FMU. Além de Personal Trainer também ministra aulas de Ciclismo Indoor e é atleta amador de Triathlon e Corrida de Rua, com participações em várias provas pelo Brasil. CREF: 028030-G/SP