23 de mar de 2010

Bike fit - Ajustando a bike

Há algumas semanas atrás fiz o bike fit, que é uma avaliação das medidas e ajustes da bike com o objetivo de tornar a pedalada mais confortável, mais eficiente e diminuir os riscos de lesão. Levei minha própria bike, já que a avaliação é personalizada e, portanto, deve considerar exatamente suas medidas e, claro, as medidas da sua bike. Fiz com o Luiz Vinicius Notaro Gato (CREF 044825-G/SP) na Ergon Saúde, em Sorocaba. Mais informações (15) 34116616. O e-mail dele é vinicius@ergonsaude.com.br e o site é www.ergonsaude.com.br.



O bike fit levou uma hora e pouco e foi bem legal. No início foram tiradas minhas medidas (braços, pernas, envergadura, etc). Em seguida foi feito o ajuste do taquinho da sapatilha. Depois subi na bike para medir ângulos dos braços, joelhos, posição das pernas e tal. Tudo isso ficou registrado no computador, que calculou e sugeriu as medidas ideais pra mim. De acordo com esses números, o Luiz ajustou altura e inclinação do selim, altura da mesa e posição do guidão. Eu subi na bike de novo e logo de cara já percebi as mudanças, apesar de que só poderia sentir se as dores diminuiriam se eu fizesse um treino pra valer, no asfalto, pedalando por várias horas. Fui pedalar no dia seguinte e aí deu pra sentir claramente duas melhorias: uma melhora muito grande do conforto e o desaparecimento de algumas dores que eu sentia nos ombros e na nuca, especialmente quando pedalava por várias horas (quando você pedala por pouco tempo algumas dores não chegam nem a ser sentidas).

No fim das contas, da mesma forma que me recomendaram o bike fit, dizendo que valeria muito a pena, agora sou eu que recomendo a todos que pedalam, seja pra passeio, competição ou cicloturismo. Parece tão simples ajustar um selim e um guidão mas é muito difícil acertarmos os ajustes exatos. E alguns poucos centímetros ou até milímetros podem realmente fazer a diferença. No fim da avaliação, o Luiz me passou o relatório com as medidas e também fez umas marcas no canote do selim e do guidão pra caso eu precise (e vou precisar) desmontar e montar a bike de novo usando as medidas corretas.

4 comentários:

  1. Olá!!!Seu blog está ficando muito bom.Sua bike está linda.Também fiz o bike fit da minha Cannondale e no final tive que trocar meu quadro que estava novinha.Mas o custo benefício do Bike Fit compensa,ainda mais para quem anda muito,compete,viaja.E não é caro.Gostaria de saber onde comprou a mesa ajustável.Para quem percorre longas distâncias e sofre com o desconforto das posições,é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  2. Ola Dedéia...

    A mesa ajustável não pode ser utilizada fora dos estúdios de BIKE FIT exatamente por ela ser móvel ela não vai dar segurança ao ciclista.
    Segundo ponto é que é indicado refazer o Bike Fit a cada temporada, pois seus objetivos, flexibilidade, postura se alteram com o passar dos anos.

    Att.

    Gabriel - www.clinicafisiofit.com.br Fisioterapia e BIKE FIT (3D)

    ResponderExcluir
  3. Boma tarde. Qual o valor do bike fit para uso recreação, sem trilhas só para exercícios regulares. Bike 29

    ResponderExcluir
  4. Oi Nilton. O serviço é oferecido pela Ergon Saúde em Sorocaba. Visite o site deles: http://ergonsaude.com.br/?portfolio=bike-fit e fale com o Luiz Vinicius. Abraço.

    ResponderExcluir